quarta-feira, 29 de abril de 2009

Aprendendo na prática

Alunos de contabilidade realizam atividade no comércio local.




No mês de março, a turma 236 do Curso Técnico em Contabilidade do SENAC de Taguatinga visitou o Alameda Shopping para realizar uma atividade externa. Os alunos percorreram o shopping em duplas e visitaram várias lojas realizando uma pesquisa. Os gerentes ou responsáveis comerciais concederam informações sobre o tratamento dado às mercadorias quando chega às lojas, formação de preço e reposição de estoque.

As duplas distribuíram, para os consumidores, panfletos que davam explicações sobre os impostos que são cobrados no Brasil, como também o conceito de tributo, taxas e as alíquotas de diversos produtos alimentícios. Com este material os alunos puderam expor para os o público o significado dessas nomenclaturas e apresentaram quanto eles pagam, embutido nos preços dos diversos itens contidos no panfleto.

Foram visitadas lojas dos mais diversos ramos. Desde produtos alimentícios até de roupas, calçados e bolsas. Com essa multiplicidade de estabelecimentos os alunos perceberam que também varia muito o método de valoração dos respectivos estoques. Algumas empresas usam o PEPS (Primeiro que Entra Primeiro que Sai), em relação à venda de produtos. No shopping verificou-se a utilização deste tipo de método em lojas de comida, que vendiam produtos perecíveis, e desta forma, por causa da data de validade eram primeiro vendidos ou usados para a confecção dos alimentos, os itens que venceriam primeiro.


Em relação à formação de preço, também há uma variedade. Algumas lojas trabalham com preço tabelado que já vem estipulado de fábrica ou pela matriz da rede. Outras utilizam a formação de preço clássica, que leva em conta o custo da fabricação, os tributos e a margem de lucro que a empresa estipula apurar, para daí chegar a um preço final. Também foram encontradas empresas que estipulam seus preços de acordo com o valor de mercado.

A maioria das lojas visitadas mostrou que trabalha com um sistema informatizado que atua da seguinte maneira: quando determinada mercadoria é vendida, automaticamente, já é dado baixa no estoque e assim que este começa a diminuir, são feitos mais pedidos para a reposição com novas mercadorias. Mas isto varia. Pode haver um pessoal responsável pela requisição de mais produtos, como também empresas que não trabalham com estoque.

Já na venda de produtos e reposição de estoques, alguns gerentes afirmaram que depende muito da demanda de mercado. Se um produto vende mais, logo fazem mais pedidos deste, o que desta forma não dá pra estipular uma freqüência de reposição. Algumas lojas, principalmente de calçados, trabalham com coleções, o que, às vezes, demanda que haja a venda de toda a coleção (ou quase toda) para que sejam pedidos produtos novos de coleções mais atuais.

Para Jonathan Sousa, 19, “a direção do shopping foi muito receptiva, e as lojas nos atenderam de maneira clara e direta. Gostei muito do shopping e da estrutura das lojas”. O professor André Luiz, 41, ficou satisfeito com a atividade e disse que é de suma importância tanto a prática como a teoria. “Na minha opinião, a atividade foi de grande valia. Não resta dúvida que os alunos tiveram uma excelente oportunidade de sair do mundo das idéias para o mundo real”, finaliza o professor de contabilidade que está muito feliz por ter concluído, junto com seus alunos, esta fase do curso e de ter participado da qualificação de cada um para adentrar o mercado de trabalho.