sexta-feira, 31 de julho de 2009

Gripe Suína

Essa nova doença, que vem se alastrando por todo o mundo, tem alarmado a população brasileira. O contágio se dá pelo contato, e o número de casos confirmados e mortes só aumenta a cada dia.

A mídia tem dado ênfase as fornas de prevenção do vírus. E nunca é demais reforçar:

* Lave sempre as mãos diversas vezes ao dia;

* Evite ambientes fechados;

* Ao espirrar e tossir proteja nariz e boca;

Mas se você sentir sintomas como: febre alta, cansaço, fadiga, tosse, procure atendimento médico e jamais tome remédio por conta própria.

sábado, 18 de julho de 2009

Não podia deixar passar em branco


Não podia deixar passar em branco. Desde que o Supremo Tribunal Federal decidiu que não precisa mais de diploma para atuar como jornalista que eu não publiquei nada a respeito do assunto. Mas como disse, não podia deixar passar em branco.

Pra mim é um assunto muito delicado. A quem ache que haverá uma desvalorização da nossa profissão. Confesso que não penso dessa maneira. As grandes empresas que já trabalham com grandes jornalistas continuaram a contratar que é formado e especialista no assunto para atuar.

Mas o que eu não consigo entender é como alguém pode dizer que o exercício da atividade de jornalista não pode implicar em danos as pessoas. Sinceramente, só quem está do lado de cá que percebe realmente o peso de uma atividade como a nossa. Somos formadores de opinião pública, ao lançarmos uma notícia ou um dado que seja, estamos nos responsabilizando por aquilo e somente um profissional ético e capacitado que deve exercer uma profissão dessas.

Não sou contra a especialistas em outras áreas colaborarem com o jornalismo. Afinal isso sempre aconteceu. Mas que coordena, edita e coloca isso a público é o jornalista.

Só gostaria de fazer uma pergunta aos nossos leitores: "Você se consultaria com um médico sem diploma?". Com certeza não. Eu também e qualquer pessoa em sua sã consciência responderia isso. E por que? Porque você não colocaria a sua saúde em risco. E você gostaria de receber uma informação de uma pessoa não capacitada pra fazer isso? Aposto que também não, por que da mesma forma você também está colocando a sua saúde em risco, sua saúde psicológica, formacional, ética e por aí vai.

Mas acho que essa mudança também pode vir para melhorar. Se estamos nos abrindo para mudanças não há como dá errado. Mas se estivéssemos nos atrofiando, ficando no nosso mundinho sozinho seria muito pior. Essas palavras não são minhas, são de uma pessoa que admiro muito e que me mostrou essa forma de pensar.

Por fim, deixo meu conselho de que as pessoas hoje e sempre fiquem mais cautelosas com a informação que recebem, para verificar se vem de uma procedência confiável.


quarta-feira, 8 de julho de 2009

O adeus



O velório de Michael Jackson foi uma verdadeira homenagem ao "King of pop". Contou com a presença de vários artistas, como Mariah Carey, Brooke Shields, Queen Latifah, Lionel Ritchie, Stevie Wonder, entre outros que cantaram músicas de Michael.

Foi uma cerimônia linda. Os irmãos entraram carregando o caixão de Michael, todos com luva branca, um símbolo que marcará pra sempre o rei do pop.

Brooke Shields disse que ela e Michael conseguiram fama muito cedo, e só quando se reencontravam podiam ser crianças novamente.

Ao fim do tributo, todos subiram ao palco em cantaram juntos as músicas "We are the world" e "Heal the world".


Mas sem dúvida o que mais emocionou foi a homenagem de Paris Jackson, 11 anos, filha do astro. Muito emocionada ela disse: "Só quero dizer que desde que nasci ele foi o melhor pai que se pode imaginar. Eu amo você papai."

Por fim queria deixar meus sentimentos e dizer que o mundo perdeu um grande astro. Não haverá nunca alguém igual a Michael. O bom é que sabemos que ele sempre estará dentro de nossos corações. Que ele possa ter paz. Tenho certeza que ele está muito feliz com toda a homenagem de ontem e as que ainda virão. Fique em paz Michael.




terça-feira, 7 de julho de 2009

O rei do pop


Hoje será o velório de Michael Jackson (11 dia após a sua morte). Mas hoje apesar de tudo posso perceber bem mais a fundo quem realmente era Michael Jackson. Não apenas uma cantor, dançarino, compositor. Era alguém que sofreu muito, que apanhava do pai na infância, que sentia muita dor.
Eu particularmente tinha uma visão comum sobre ele. Sabia que era (e é) um astro de capacidade e talento indiscutível. Mas as polêmicas que rondam a sua vida deixam uma pergunta a respeito da sua integridade. Não defendo nem julgo ele, mas não tem nada confirmado a respeito das especulações que lançam a respeito de seus atos.
Não há ninguém que não conheça Michael Jackson. Ele é um ícone. Ele marcou.