sábado, 17 de janeiro de 2009

Violência contra a mulher


A violência contra a mulher é um assunto cada vez mais discutido na sociedade. Dados mostram que cerca de 40% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência física. Embora a mulher de hoje já tenha tido inúmeras conquistas, infelizmente ainda há as que sofrem durante anos violência, tanto psicológica como física e muitas não denunciam. Às vezes por medo da reação do companheiro ou por não terem outra forma de sustentar os filhos e veem como única saída agüentarem caladas a agressão.
E o que mais gera preocupação é a violência doméstica. Primeiro começa com a fase da tensão que vai se manifestando por meios de insultos, ameaças e que às vezes são considerados normais. Logo vem a fase da agressão com a descarga de toda aquela tensão que vinha sendo acumulada. O agressor chega a atingir a vítima com socos, empurrões e pontapés e às vezes usam objetos como garrafa, pau e outros. Em seguida vem a fase da reconciliação em que o marido pede perdão e promete mudar de comportamento ou então de uma hora pra outra passa a ficar mais carinhoso, presenteia a esposa e etc. A mulher na maioria das vezes acredita e perdoa o marido, com a certeza de que nunca mais irá se repetir.
É certo que quase sempre esse ciclo se repita com um intervalo cada vez menor entre as fases, e infelizmente algumas vezes chega há ocorrer a tragédia de acontecer a morte da vítima, que comumente presenciamos nos telejornais.
Cabe a toda sociedade lutar por políticas cada vez mais eficientes para que seja extinta todas as formas de violência que são cruéis e destroem lares inteiros.

Nenhum comentário: