sábado, 18 de julho de 2009

Não podia deixar passar em branco


Não podia deixar passar em branco. Desde que o Supremo Tribunal Federal decidiu que não precisa mais de diploma para atuar como jornalista que eu não publiquei nada a respeito do assunto. Mas como disse, não podia deixar passar em branco.

Pra mim é um assunto muito delicado. A quem ache que haverá uma desvalorização da nossa profissão. Confesso que não penso dessa maneira. As grandes empresas que já trabalham com grandes jornalistas continuaram a contratar que é formado e especialista no assunto para atuar.

Mas o que eu não consigo entender é como alguém pode dizer que o exercício da atividade de jornalista não pode implicar em danos as pessoas. Sinceramente, só quem está do lado de cá que percebe realmente o peso de uma atividade como a nossa. Somos formadores de opinião pública, ao lançarmos uma notícia ou um dado que seja, estamos nos responsabilizando por aquilo e somente um profissional ético e capacitado que deve exercer uma profissão dessas.

Não sou contra a especialistas em outras áreas colaborarem com o jornalismo. Afinal isso sempre aconteceu. Mas que coordena, edita e coloca isso a público é o jornalista.

Só gostaria de fazer uma pergunta aos nossos leitores: "Você se consultaria com um médico sem diploma?". Com certeza não. Eu também e qualquer pessoa em sua sã consciência responderia isso. E por que? Porque você não colocaria a sua saúde em risco. E você gostaria de receber uma informação de uma pessoa não capacitada pra fazer isso? Aposto que também não, por que da mesma forma você também está colocando a sua saúde em risco, sua saúde psicológica, formacional, ética e por aí vai.

Mas acho que essa mudança também pode vir para melhorar. Se estamos nos abrindo para mudanças não há como dá errado. Mas se estivéssemos nos atrofiando, ficando no nosso mundinho sozinho seria muito pior. Essas palavras não são minhas, são de uma pessoa que admiro muito e que me mostrou essa forma de pensar.

Por fim, deixo meu conselho de que as pessoas hoje e sempre fiquem mais cautelosas com a informação que recebem, para verificar se vem de uma procedência confiável.


Um comentário:

Jovem Jornalista disse...

Sou totalmente contra. Como estudante de jornalismo busco o aperfeiçoamente do trabalho. Ou qual pessoa sem conhecimento técnico faria uma boa matéria, uma excelente reportagem, ou o que seja? O fato é que o diploma significa ao mesmo tempo reconhecimento dos anos aproveitados na faculdade e o testamento que você tem condição para exercer a profissão.

Mesmo com a decisão do STF, com diploma ou não, pretendo me formar em jornalismo, até porque a minha entrada no mercado de trabalho não vai ser influenciada pelo STF, e sim pelas empresas de comunicação. Caberá a elas decidir a validade ou não do diploma.