domingo, 7 de junho de 2009

Abrindo os olhos para o mercado de trabalho

Palestra traz profissionais para falar sobre as relações no ambiente de trabalho

A palestra “Estágio, emprego e novas possibilidades” que ocorreu no dia 26 de maio no auditório do Bloco G, trouxe a consultora de RH Renata Gadelha, a sub-editora do Caderno Trabalho e Formação Profissional do Correio Braziliense, Carmem Souza, o analista de mercado do Instituto Euvaldo Lodi e professor de Publicidade e Propaganda, Thiago Endres, todos sob a coordenação da professora Nádia Gadelha.
Justificar O evento tratou sobre a vontade de muitos alunos de trabalhar no jornal tradicional, ou seja, o impresso. Mas há uma grande demanda de profissionais que chegam a cada semestre no mercado e que querem trabalhar neste ramo. Mas ainda há outro problema: o jornal impresso esta em decadência e esta tem sido uma discussão que tem assombrado nós jornalistas.

O sucesso no mercado de trabalho está aliado a uma boa formação e também ao empenho do estudante. É inacreditável que alunos de comunicação e especialmente jornalistas não leiam jornal frequentemente. E existem pesquisas que comprovam isso. O nosso papel como produtores de notícias é convencer as pessoas a lerem nosso produto. O jornalismo em si custa dinheiro e tempo para ser produzido. A produção de notícias tem gerado outra grande discussão em relação às novas formas de se lançar estas informações na mídia. O meio digital (em especial a internet) tem competido assiduamente com o jornal impresso no âmbito de divulgação de notícias. Mas em pesquisas realizadas, muitas pessoas consideram o jornal em papel bem mais profundo em relação ao digital, sem falar na credibilidade, que no primeiro é bem mais confiável do que no segundo, já que hoje na internet qualquer pessoa pode publicar o que quiser e como quiser.

Mas diante dessa nova era, temos que saber que já estamos nos habituando a produzir também para esses novos meios. Hoje o jornal existe tanto impresso quanto online. Assim a adequação aos meios digitais acaba sendo uma obrigação. Lamentavelmente isto coloca em xeque o papel do jornal impresso. Mas nós, profissionais de comunicação temos o dever de mostrar a toda a sociedade a grande importância desse tipo de mídia.

Formação Profissional

Ao iniciar uma faculdade, passa pela cabeça de todos os jovens universitários inúmeras dúvidas em relação ao mercado de trabalho. Temos que abrir os olhos para uma dura realidade: não há espaço para todos que se formam. Mas não precisamos ficar em pânico. Temos quer acreditar que investindo em uma carreira séria conquistaremos o nosso devido espaço no mercado.

Mas é hora de se mexer. Mas como? Verificando oportunidades, enviando currículos e formulando desde já a área que você quer atuar. Uma grande ajuda para se decidir quanto para se profissionalizar é o estágio. Com ele o aluno pode colocar em prática tudo o que aprendeu na faculdade como ter uma real noção do mercado profissional.

Outro item extremamente importante é o currículo. Este deve vender você e colocar a pessoa como um profissional que busca uma área específica para se profissionalizar.

O contato mais cedo possível com a profissão que você quer seguir é de extrema importância, mesmo que não seja propriamente atuando, mas só de você já esta cercado de profissionais do seu ramo já é interessante, pois assim você já terá uma prévia noção de como será sua carreira.

Dentro da empresa

Trabalhando em uma empresa o estagiário ou profissional já formado deve procurar trabalhar em equipe, desenvolvendo assim suas habilidades junto com o grupo. Para desenvolver um bom trabalho deve haver motivação do empregado. Este deve definir a importância do seu papel dentro da empresa e se valorizar dentro dela. E o mais importante de tudo: trabalhar em um lugar em que você se sinta bem. Uma função que você goste e saiba desenvolver com habilidade. Como diz a professora Nádia Gadelha “É preciso gostar do que se faz. É preciso ter fé.”

Um comentário:

Jovem Jornalista disse...

gostei da reportagem... me deu possibilidades e me esclareceu muitas coisas, entre elas qual é o jornalismo que vai vigorar no futuro?Mas...

Pelo texto entendi que o jornalismo impresso é mais confiável que os blogs, por exemplo, mas eu não concordo que os blogs informem de qualquer maneira quando vc coloca que: "qualquer pessoa pode publicar o que quiser e como quiser". Eu entendi lendo isso que os blogs não investigam a informação e que colocam qualquer coisa... ao meu ver ainda existem blogs sérios que informam, mesmo que não seja com profundidade -até porque a internet não dispõe de uma leitura plena- antes mesmo dos jornais impressos e cobrem matérias que os jornais impressos não investigam por causa da SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

Enfim, como essa discussão é bem-vinda e sadia dei a minha opinião aqui... hehehe