segunda-feira, 8 de junho de 2009

Tecnologia mil. Privacidade zero.

Palestra mostra a importância da tecnologia e como esta vem invadindo a vida particular das pessoas

Na quarta feira, dia 27 de maio durante a Semana da Comunicação, ocorreu uma mesa redonda no auditório do Bloco G, com o tema “Segredos, mentiras e novas tecnologias”, que contou com a participação do especialista em direito Eduardo Moreth e o publicitário Moriael Paiva, ambos sob a coordenação do professor João José Curvello.

O evento tratou sobre a geração digital. Com o mundo cada vez mais informatizado que estamos vivendo acabamos recebendo influências em diversas áreas, seja no Direito, na Comunicação, na Medicina e por aí vai. Uma simples ação que seja (como o envio de um e-mail) esconde por trás de sua falsa simplicidade uma grande e longa história de aperfeiçoamento.

Um fato que merece atenção é a interferência que o meio digital causa na nossa vida. Cada vez mais estamos sendo expostos a esse meio. Nossa vida privada é praticamente inexistente, estamos quase que a cada minuto sendo filmados, gravados, fotografados, isso sem contar todas as nossas informações que estão sendo divulgadas na internet, principalmente pelos sites de relacionamentos. Acabamos por comprometer a nossa liberdade, pois muitas dessas informações ficam a um acesso fácil e rápido para qualquer pessoa. Aí devemos puxar um gancho e abordar outro assunto de extrema importância que é o uso dessas informações. Infelizmente há pessoas de má fé que buscam esses conteúdos para degrinir a imagem de pessoas.

Hoje convivemos com o mundo do conhecimento. Produzimos e vendemos notícias a todo instante. Fazemos isso com as ferramentas que encontramos disponíveis no meio. Volto a remeter ao mesmo problema. Pessoas de má fé que usam dessas ferramentas para desrespeitar o espaço alheio, invadindo a privacidade de outros. Muitas pessoas quando sentam na frente do computador sentem uma certa sensação de anonimato, mas tudo que se faz na internet ou em qualquer computador fica registrado, facilitando assim encontrar criminosos que usam essas ferramentas para cometer crimes.

Você = Digital

A preocupação com a “reputação digital” é grande. Essa seria como que as nossas “pegadas” que revelam por onde andamos na rede e o que fizemos e deixamos nela. Seria o nosso rastro que deixamos pelos sites que frenquentamos, e isso acontece embora muitas vezes nem pensemos nisso.

Com a facilidade de criar e publicar na rede, as pessoas acabam ganhando poder. Você não precisa ser um jornalista para ter um blog onde publica notícias em tempo real. Esse poder vem da capacidade de ter nas mãos essa “arma” que você acaba usando como achar melhor, mas se for usada para o mal, terá que assumir as conseqüências posteriormente. Mas esse poder também se dá pela relação na rede, pelos círculos de amizade e outras formas de relacionamentos que se formam. Assim, acabamos por nos tornar uma pessoa virtual, existimos aqui em carne e osso, mas também existimos no Orkut, MSN, Facebook, nos fóruns de discussão que participamos. Estamos presentes em vários desses laços de relacionamentos. Acabamos nos tornando conteúdos. A privacidade é praticamente nula.

Um comentário:

Jovem Jornalista disse...

excelente reportagem! Eu tenho minha face na net: blog, orkut, msn e por aí vai. É ótimo esses recursos, mas tudo que é bom tem seu lado nefasto. O fato é que existem pessoas com perfis falsos, que cria um perfil diferente da realidade, como o second life.

Vou confessar que já utilizei a net da maneira errada (você sabe muito bem né Tânia)e me arrependi muito. Será que tem perdão para mim?

Abraços...