domingo, 7 de junho de 2009

Voz: Nossa ferramenta de trabalho

Oficina de voz e locução ministrada na Semana da Comunicação fala da importância da voz e expressão corporal no dia-a-dia.


A oficina de voz e locução que ocorreu na Semana da Comunicação, trouxe a fonoaudióloga Mara Neubarth, que tratou com os alunos que participaram da oficina a relação que temos com a nossa forma de expressar transmitindo através dela o que sentimos. A consciência corporal é um elemento importante tanto na nossa vida cotidiana como no âmbito profissional. É através dela que transmitimos o nosso estado de espírito. Um aperto de mão, um abraço, o nosso jeito de andar, tudo isso revela um pouco de quem somos e o jeito que tratamos o nosso corpo, principalmente a área vocal no caso da fala.

A respiração é outro ponto fundamental que merece atenção. Se respirarmos de forma errada, corremos o risco de ter uma distorção na fala enquanto falamos. Há uma grande diferença entre respirar para falar e respirar para sobreviver. Na primeira ocorre inspiração rápida e uma expiração devagar, para que possamos falar de modo correto e pausadamente. Já na segunda ocorre o inverso, inspiramos devagar e expiramos rápido.

Um grande déficit no curso de Comunicação Social é a presença de aulas de fonoaudiologia, com um profissional da área, para que seja tratada a voz dos alunos e ensinar a eles a forma correta de falar e respirar, já que a voz é e sempre será uma das suas mais importantes ferramentas para atuar no meio profissional.


Nenhum comentário: