domingo, 21 de junho de 2009

Novos rumos na era digital

O evento de quinta feira da Secomunica pela manhã foi a palestra “Cultura digital em pesquisa: dissertações de Mestrado em Comunicação”, que teve como convidados a professora Valesca Lobo, o professor Paulo Marcelo e a estudante de mestrado Silvia Regina, todos sob a coordenação do professor Roberval Marinho.

O evento começou com a explanação da professora Valesca Lobo sobre o jogo Second Life e a Teoria do Meio. O Second Life, que de início pode parecer um simples jogo, na verdade é bem mais complexo do que se pensa. Ele é um simulador da vida real, propriamente uma “segunda vida”. É um meio onde você pode realizar praticamente todas as ações que você pratica na vida real. É possível fazer compras, ir ao shopping, shows, trabalhar, namorar, casar. Daí algo que chamou muita atenção foi o interesse de anunciantes quererem investir nesse mundo. Há anunciantes de várias marcas que publicam seus produtos e serviços também nessa “nova realidade”.

O número de usuários começou a aumentar muito. Nesse mundo podemos encontrar amigos e manter relações num verdadeiro círculo social. Daí vem o interesse de gerar anúncios e divulgações pela quantidade de gente que se torna adepto.

Mas o que de mais profundo se pode tirar da experiência de entrar nesse mundo irreal? Aí fica um grande campo para ser explorado. Esse jogo provoca grandes alterações nos usuários, pois alguns ficam muito mais tempo no mundo irreal do jogo do que na vida real propriamente dita. Apartir deste e de vários pressupostos pode-se explorar mais a fundo a experiência que a pessoa após viver no mundo do jogo trás para a vida real.

Participação mais ativa

Estamos cada vez mais cercados pelas novas formas de tecnologias. Tem vezes que não sabemos pra onde ir. Mas percebemos assim que estamos cada vez mais próximos desses produtos, não há mais um distanciamento, principalmente no que diz respeito à participação das pessoas na produção e utilização dessas tecnologias.

A televisão é um grande exemplo disso. Hoje incentiva-se muito o público a produzir com as suas próprias mãos, e isso se dá também por causa da facilidade de produzir e editar esse material posteriormente.

Hoje a TV Digital é uma inovação que veio revolucionar o antigo formato da TV que já estava sendo considerada por alguns ultrapassada. Por conta da diversidade de conteúdos a TV Digital não tem um formato pronto para se seguir, pois a programação tem como foco se adaptar ao público, aos telespectadores, buscando ao máximo a sua opinião como sua participação na produção. Há um espaço amplo para desenvolver a criatividade.

2 comentários:

Jovem Jornalista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jovem Jornalista disse...

sou a favor da TV digital. Qualquer meio deve estar mais próximo do seu público. A interatividade vai ser ponto a favor da popularidade da TV. Agora ela será mais assistida e tal. Já existem vários programas e jornais televisos que estão usando esse artefato. O vídeo show, em seu novo formato, é mais interativo, com tomadas ao vivo, e tem uma ponte maior com a rede mundial de computadores (WWW). Os jornais agora tem uma edição fora da tv. Os bate-papos, páginas de "saiba mais" na net de assuntos que não foram totalmente explorados na edição visual, e tomadas ao vivo de internet, são ótimos exemplos.

Quanto ao Second Life, eu nunca joguei, mas do que eu ouço percebo que é super importante para a publicidade e o marketing. Além de ter boas doses de interatividade. Por outro lado, como qualquer meio de comunicação, o "Segunda Vida" tem seu lado negativo: algumas pessoas fazem um segundo perfil, e são o que quiser no jogo.

;)